Dez dicas para gastar menos e viajar mais

1 – DESTINO: É a primeira decisão a ser tomada. Deve-se pesquisar tudo o que tem para fazer no local e separar valores de passeios, alimentação e deslocamento. Assim, já é possível ter noção do custo da viagem.

2 – TRANSPORTE: É um gasto que pode ser bem controlado na viagem. O ideal é ver quais as opções para aquele destino e qual sai mais barato. Em alguns casos, dividir o carro com outras pessoas pode ser uma boa solução.

3 – HOSPEDAGEM: Há muitos albergues e campings com ótimas estruturas. Além disso, são opções mais baratas do que os hotéis, em que a economia pode ultrapassar os 50%.

4 – PASSEIOS: Ao decidir o destino, sempre pesquise sobre opções de passeios gratuitos no local, como as trilhas e cachoeiras, por exemplo. Mas, não deixe de fazer um passeio tradicional só por ser pago. É preciso equilíbrio.

5 – ALIMENTAÇÃO: Pode ser o grande vilão do bolso durante a viagem, principalmente quando se dá preferência aos restaurantes perto de pontos turísticos. Uma alternativa é procurar restaurantes mais locais. Além disso, se conseguir, faça compras no supermercado para lanches rápidos.

6 – FOCO: Uma importante dica é focar os gastos no que realmente valem a pena. Todo lugar possui passeios, restaurantes ou atrações tradicionais e que não podem passar em branco. Direcione uma parte do orçamento para eles!

7 – CUIDADOS: Tenha sempre referência dos lugares em que pretende ir ou se hospedar. Busque informações e avaliações de pessoas que já estiveram no local. Para isso, a internet é uma excelente aliada.

8 – AJUDA: Esteja aberto para receber ajuda de desconhecidos. Em viagens ‘mochilão’, você encontrará pessoas na mesma situação e que estarão dispostos a dividir experiências e até algumas contas, se você quiser.

9 – INSTINTO: Siga seu instinto. Se desconfiar de algo, se afaste. Os cuidados em uma viagem devem ser os mesmo que tem no dia a dia. Mas, pense sempre em coisas boas.

10 – APROVEITE: Com ou sem dinheiro, não importa. Viajar é sempre uma experiência única, que traz a chance de conhecer novos lugares, culturas e pessoas. Por isso, esteja sempre aberto a novas experiências.

 

Comentários Facebook

comentários